Colaboradores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Prêmio Fundo Brasil de Direitos Humanos


Associação Brasileira do Bem Estar Social, Inclusão Social, Cultura e Meio Ambiente-ESTIMATIVA
A Estimativa é uma organização do Rio de Janeiro que tem como objetivo promover, divulgar e realizar eventos socioculturais em comunidades de baixa renda. Uma das suas atividades é realizar cursos de capacitação de produção de eventos para os moradores dessas comunidades.

A organização utiliza meios culturais para combater a discriminação racial, ainda muito praticada no Brasil por meio da ampliação de opções de lazer em que a cultura e a história dos afro-descendentes são valorizadas. Para a Estimativa, denunciar o fato, ao contrário de se silenciar diante dele, ajuda a enfrentar a discriminação e a buscar soluções para vencer o preconceito.
O preconceito e a discriminação permeiam o cotidiano nas situações mais banais e, muitas vezes, passam despercebidos. Não raro, o estereotipo racial é reproduzido por profissionais da mídia e da educação, atingindo especialmente os jovens afro-descendentes.

Diante desse contexto, a Estimativa propõe o projeto Re-Visão Cinemina. São quatro spots de vídeos de cinco minutos que expõem casos em que o afro-descendente é vítima do preconceito. São abordadas situações no mercado de trabalho e no ambiente escolar.O objetivo da Estimativa é fazer o público refletir sobre esses eventos e revisar os seus conceitos sobre a questão racial.

Esses vídeos serão exibidos em outros projetos da organização e em unidades do Sesc. Eles poderão ser acessados pelo site do You Tube e serão enviados para a Secretaria de Educação, ministérios e outras instituições.
Saiba Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário